Os quatro pilares estruturais de uma campanha eleitoral

03/04/2012 11:46

 

Você já parou para pensar sobre os elementos comuns e constantes em qualquer tipo de campanha eleitoral? Existem quatro fatores mínimos necessários para que exista uma campanha, são os quatro pilares estruturais de uma campanha eleitoral.

 

1) Objeto da disputa

2) Candidato

3) Colégio eleitoral

4) Regras

 

Objeto da Disputa

O objeto de disputa de uma campanha eleitoral é aquilo passível de ser conquistado através de um processo eleitoral. Pode ser um cargo público, de presidente, governador, vereador, etc. Mas também pode ser um título, como o de melhor filme do ano. Toda campanha eleitoral deve necessariamente apresentar um objeto de disputa.

 

Candidato

O candidato é o elemento ou elementos da escolha, ou seja, candidato é aquilo que é colocado e apresentado para um determinado colégio eleitoral como uma possibilidade de escolha.

Pode ser uma pessoa, um grupo de pessoas, um filme, um objeto. Candidato é aquilo que se coloca para ser escolhido ou eleito, em disputa entre outros da mesma categoria.

 

Colégio Eleitoral

Representa o conjunto de elementos que poderão fazer parte do processo de escolha. Diferentemente do candidato, que pode ser representado por um filme, por exemplo, o colégio eleitoral sempre será formado por pessoas.

O voto destas pessoas que compõem o colégio eleitoral é que definirá os vencedores das eleições.

 

Regras

Toda campanha eleitoral é determinada por regras específicas.

As regras definem quem são os candidatos e como podem participar, bem como a constituição do colégio eleitoral. As regras também definem as ferramentas e recursos que poderão ser utilizados, por exemplo. As regras estabelecem os parâmetros de toda a campanha eleitoral.

 

Simplificando, os quatro pilares estruturais de uma campanha eleitoral respondem sobre: a) o que se busca conquistar; b) o que ou quem pode ser escolhido; c) quem poderá escolher; d) como isto se dará.