Eleições e o Momento Histórico
O elemento Momento Histórico é fundamental para entender as emoções, os sentimentos e as expectativas do colégio eleitoral naquele dado momento em que as eleições vão acontecer.
Representa o mais importante elemento estratégico na construção do propósito e do posicionamento da candidatura.
Existem quatro vetores que podem orientar o entendimento acerca do momento histórico específico em que se encontram os eleitores durante o período da disputa:
Nem sempre os vetores estarão em um mesmo patamar em termos de relevância e potencial de influência, na verdade, quase nunca. Um tipo ou outro de vetor poderá exercer maior pressão sobre os eleitores.
A possibilidade de sucesso dos compromissos firmados e dos propósitos das campanhas têm conexões diretas com as conjunturas do momento histórico.
Também é interessante lembrar que as regras podem sofrer alterações dentro do próprio ambiente de disputa ou por força das regras ou leis da sociedade ou ambiente onde a disputa ocorre. Mudanças ou reinterpretações nas regras que parametrizam o processo eleitoral têm o potencial de alterar completamente o cenário das campanhas.
Não existe campanha eleitoral sem Momento Histórico. Uma campanha deve estar preparada para se adaptar e tirar o máximo proveito das situações postas.
Na grande maioria dos casos não será possível ter controle sobre os vetores do momento histórico. Mas o fundamental não é ter controle, e sim, saber tirar proveito das oportunidades possíveis.